top of page

Palestrantes:​

Prof. Dr. Joaze Bernardino-Costa: 

Pesquisador Produtividade C do CNPq, Professor associado IV do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Doutor em Sociologia (Universidade de Brasília) e Pós-Doutor em Estudos Étnicos (Universidade da Califórnia, Berkeley). Possui diversas publicações no Brasil e exterior sobre trabalho doméstico, ações afirmativas, intelectuais negros e estudos sobre racismo. Entre elas destacamos os seguintes livros: Saberes Subalternos e Decolonialidade: os sindicatos das trabalhadoras domésticas no Brasil (Brasília: Editora da UnB, 2015); Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico (Belo Horizonte:  Editora Autêntica, 2018), organizado com Nelson Maldonado-Torres e Ramón Grosfoguel; Futures of anti-racism: paradoxes of deracialization in Brazil, South Africa, Sweden, and the UK (London: Palgrave Macmillan, 2023), escrito em co-autoria com Ian Law, Shirley Tate e Nikholay Zakharov. Integrou a equipe que elaborou a resolução de Ações Afirmativas na Pós-Graduação da Universidade de Brasília, aprovada em 2020 e a resolução que institui as bancas de heteroidentificação na Universidade de Brasília, em 2022.  

Captura de tela 2025-09-17 223331.png

Profa. Dra. Marileide Gonçalves França:

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2014). Mestra em Educação (2008) e Graduada em pedagogia (2005) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora no Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais (Dtepe), do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal do Espírito Santo. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC/Ufes). Coordena o Grupo de Estudo da Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Especial (Geere). Integra a Rede de Pesquisadores sobre Financiamento da Educação Especial (Rede-Fineesp); a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN); a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Realiza pesquisa na área de educação, com ênfase nos seguintes temas: política educacional; práticas pedagógicas; educação das relações étnico-raciais; e educação especial.

Captura de tela 2025-09-17 224119.png

Profa. Dra. Marluce Leila Simões Lopes:

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola. Possui mestrado em Educação e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professora de magistério superior adjunto-a da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da Ufes. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: infâncias do campo e da cidade, educação infantil, currículo, racismo, afrobrasileiros, Lei n. 10639/2003 e Lei n. 11.645/2003.

Captura de tela 2025-09-17 224551.png

Profa. Doutoranda Karen Muniz Feriguetti:

Formada em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Professora de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, Campus de Alegre. Doutoranda do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade do Porto. Estuda as relações discriminatórias desde um ponto de vista da posicionalidade e da interseccionalidade (raça, gênero e classe) na instância educativa, englobando a integração sócio-acadêmica de estudantes. Participa como aluna doutoral do grupo de pesquisa e estudo Participação, Comunidades e Educação Política - PCEP, do Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - FPCEUP e atua como Coordenadora Geral do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFES - Campus de Alegre. E atua também como coordenadora suplente do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (NEPGENS) e como secretária no grupo gestor do Fórum dos NEABIs do Ifes, gestão 2025/2027.

Captura de tela 2025-09-17 224858.png

Profa. Msc. Aline de Freitas Dias:

Sou mulher negra, periférica, neta, filha e mãe dedicada. Tenho a convicção que o melhor do meu currículo, aprendi com a minha mãe. Mestra em História Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduada em Licenciatura Plena em História, onde ingressei por meio do PROUNI e pós-graduada em Docência do Ensino Superior no Centro Universitário São Camilo - ES. Atuei de 2012 a 2023 como professora no curso de Graduação em História no Centro Universitário São Camilo - ES, onde ministrei principalmente aulas de História do Brasil e Educação das Relações Étnico-Raciais. No segundo semestre de 2018 passei a compor o quadro de professores efetivos da Secretaria de Estado da Educação do ES (SEDU). De março de 2022 a outubro de 2023, atuei como diretora escolar na EEEF Santa Cecília, em Cachoeiro de Itapemirim. Desde novembro de 2023 estou como Gerente de Educação na Gerência de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola (GEACIQ) na Secretaria de Estado da Educação do ES. Dentre outras atividades, mais recentemente, colaborei com a escrita do Caderno Orientador de Educação das Relações Étnicos-Raciais da rede estadual de Educação (2023). Gerenciei a produção do oito e-books de ERER, intitulados “Geacic Indica ERER” (2025/2026); Co-idealizei a criação e gerencio a implementação da função Professor Coordenador de Estratégias para Equidade Racial na rede estadual do ES (2025). Atualmente também coordeno a nível estadual a PNNERQ.

Captura de tela 2025-09-17 225236.png
bottom of page